top of page
ESCOLA BIBLÍCA DOMINICAL

A escola bíblica dominical é muito conhecida nas igrejas por ser uma fonte de educação cristã e uma das responsáveis pela formação social, moral e espiritual. Trata-se de uma importante prática para o aprendizado, pois ajuda os cristão a terem mais conhecimento sobre as escrituras e suas práticas no dia a dia.

Tema: A Igreja de Cristo e o Império do Mal – Como Viver Neste Mundo Dominado Pelo Espírito da Babilônia.

revista adultos 3° trimestre 2023.jpg

3° TRIMESTRE 2023 

 

Um reforço espiritual para os que desejam edificar suas vidas na Palavra de Deus.

O currículo de Escola Dominical CPAD é um aprendizado que acompanha toda a família. A cada trimestre, um reforço espiritual para aqueles que desejam edificar suas vidas na Palavra de Deus. 

COMENTARISTA – Douglas Baptista

Uma Escola Bíblica Dominical Dinâmica

Estamos vivendo dias dificeis, onde se faz necessario uma agilidade maior da superintendencia e de cada professor para atrair alunos para EBD. E hoje temos inúmeras concorrencias que são elas meios digitas, jogos, Shopping Center, confraternizações entre outros.

Qual é o segredo para ter uma escola bíblica dominical dinâmica? 

357749281_248874781238265_3558973080506752670_n.jpg

Uma Escola Bíblica Dominical Dinâmica Em Quatro Pontos

Primeiro Ponto Tem Estrutura

Para haver dinamismo a coordenação teve seguir o currículo da CPAD, e separa os alunos por faixa etária. E seguindo um padrão, com início, meio e conclusão dos trabalhos. 

Por que existe um modelo estrutural da escola bíblica dominical.

  •  Iniciando com a saudação e uma oração.

  • E um hino (máximo 2), a CPAD sugere 3 hinos na revista para escolha.  

  •  Leitura do Tema, Texto Áureo, Verdade Prática.       

  • Leitura Bíblica em classe (Individual ou Coletivo).         

  • O professor usa o tempo para ministra o conteúdo da lição.               

  • Conclusão (Professor, Superintendente ou Pastor).         

  • Leitura do texto Áureo (com a participação de toda a classe).         

  • Oração, Avisos e Benção Apostólica.

Segundo Ponto Como Ministrar a Lição

Entenda a lição para ministra-la; e leia o mínimo possível na classe, fale de fatos histórias bíblicos e arqueológicos (não da sua própria vida); e procure dividir a lição; desenvolva a lição em torno do tema principal e dos tópicos e subtópicos; divida a aula e separe um tempo maior ao ponto principal da lição.

Terceiro Ponto Estimulando os Alunos

Estimular os alunos a frequentar as aulas faz parte do papel dos professores e frequentadores da EBD. Converse com cada aluno ou familiares; faça como Jesus, se aproxime deles para poder ensina-los.

Elabore perguntas e faça-as na hora dos avisos durante os cultos; realize dinâmicas; convide a classe para ler versículos bíblicos na hora da aula; destaque a participação do aluno mais assíduo; e o aluno que trazer mais visitantes; e ministre sempre a palavra de Deus.

Quarto Ponto Respondendo as questões

As perguntas devem ser respondidas da seguinte formas:

  • Ensine e responda as perguntas sempre com a palavra de Deus.

  • O professor além de viver a palavra de Deus, não pode ensinar algo que não vive!

  • Aquele que ensina, deve sempre sentar-se para aprender, e só depois se levantar para ensina a palavra da verdade.

As perguntas podem ser respondidas das seguintes maneiras:

  • Responda de maneira que todos entendam.

  • Com a ajuda da classe Ex: (alguém sabe me responder esta pergunta?).

  • Com uma nova pergunta Ex: (O que você sabe sobre isso? Ou o que pensa sobre isso?).

  • Com a ajuda do Pastor e dos Presbiteros.

  • As perguntas nem sempre serão respondida na hora do questionamento; existe assuntos de difícil interpretação, e deve

  • ser analisado e estudado com base bíblica.

  • Todos alunos devem ser tratados da mesma maneira! (existem alguns que requerem uma atenção especial, seja pela falta do conhecimento ou pelo problema enfrentado não devendo generalizar alguns pontos).

A História da escola bíblica dominical

  • A história da Escola Bíblica Dominical tem forte relação com a Vida de Robert Raikes; que em 14 de setembro de 1736 nasce na Inglaterra; recebendo instrução e uma boa educação se forma como jornalista. Nos anos de 1780 passou a observar as crianças que viviam nas ruas de Gloucester, com salas sedidas por seus amigos; é pelo amor as almas perdidas que ele via nas ruas que o levaram a iniciar este lindo trabalho. Os dias se passaram e algumas salas de templos foram cedidas para a ministração das aulas.

  • E é nesse momento tão difícil que o jornalista episcopal Robert Raikes entra em ação. Com 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar os pequenos transgressores a que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava-lhes Raikes várias matérias seculares: matemática, história e a língua materna – o inglês.

  • Em meio a muito trabalho após três anos de oração, Robert Raikes resolveu divulgar a obra prima de sua vida. Publicado no dia 03 novembro 1793, ele mostra os resultados, e a transformação gerada na vida das crianças e sociedade; Sendo escolhida esta data como o dia da Escola Bíblica Dominical.

  • E após quatro anos a escola dominical, já contava com 250 mil alunos e alunas em inúmeras cidades e 400 mil em 1811. Francis Asbury foi o fundador da primeira Escola Dominical na América do Norte.

Robert-1.jpg

A história da escola bíblica dominical
e o reconhecimento de lideres

  • Os maiores vultos da Igreja, dentre os quais John Wesley, tiveram uma visão clara do futuro da Escola Dominical e o apoiaram. O próprio Wesley havia criado algumas escolas para as crianças pobres. Uma metodista Anna Ball, fundou a primeira Escola Dominical Metodista. Foi em 1769, 11 anos antes de Roberto Raikes.

John-Wesley.png

John-Wesley

No Brasil

A escola dominical no Brasil iniciou em 1855, na igreja Congregacional liderada pelo Missionario Robert Read Kalle e sua esposa Da Sarah Poulton Kalley.

oração-2.jpg

Primeira Classe com 5 alunos

Sendo ele antes um Médico que não tinha nenhuma religião antes sendo ateu declarado, após aceitar a Cristo aceitou o chamado missionário. Realizando a primeira aula de escola dominical com 5 alunos, sendo uma classe de crianças na cidade de Petrópolis no estado do Rio de Janeiro.

  • Pastor Antônio Gilberto sabiamente disse: Robert Read Kalle não Sabia que ao lançar a EBD, estava lançando os fundamentos de uma grande obra espiritual. A Escola Dominical tornou-se tão importante que não podemos imaginar uma igreja sem ela. Mais conhecida como um lugar de aprendizado e adoração ao Senhor, onde aprendemos os rudimentos da fé e o uma vida disciplinada pela palavra.

O irmão A. S. London disse: “Extinga a Escola Bíblica Dominical, e dentro de 15 anos a sua igreja terá apenas a metade dos seus membros”. Quem haverá de negar a gravidade de London? As igrejas que ousaram prescindir da Escola Dominical jazem em grande dificuldade.

bottom of page